COMO CRIAR UM BLOG DE SUCESSO SUPER RENTÁVEL EM 11 PASSOS SIMPLES

criar blog grátis

Criar um blog de sucesso e compartilhar conhecimento, se tornando uma autoridade em um mercado, um influenciador digital, é uma das maneiras de ganhar dinheiro na internet.

Mas, você sabe a forma certa de fazer o seu blog ser um sucesso?

Criar um blog pode parecer bem simples, e de fato é! Com uma rápida pesquisa no Google, você consegue criar facilmente um blog gratuito em plataformas como Blogger ou WordPress.

Isso você provavelmente já sabe, não é mesmo?

O que vou te mostrar com este artigo é um passo a passo de como criar um blog profissional e rentável.

Continue a leitura e veja como estruturar seu blog, otimizando seus resultados de tráfego orgânico e conversão.

11 Passos para criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro.

1 – A escolha do nicho de mercado e público alvo:

viver de blog
O nicho de mercado é o assunto principal do seu blog. Essa escolha vai definir qual é o seu público alvo.

Leia também: Manual completo para escolher o nicho e construir o seu projeto digital altamente lucrativo.

Escolher o nicho é o primeiro passo, por ser fundamental para o planejamento e criação do seu plano de negócio e para a definição da sua estratégia. Quanto mais claro e bem definido for o seu nicho, mais fácil será a rentabilização.

Escolheu o seu nicho? Agora você precisa saber se esse mercado tem audiência (público) e onde essa audiência está.

Existem algumas ferramentas gratuitas que ajudam a mensurar a relevância de determinado assunto, pesquisando as palavras-chaves relacionadas. Alguns exemplos são o Google Trend e Keyword Planner. Mas podemos falar sobre isso em um outro post!

Deixa um comentário se quiser saber mais sobre os planejadores de palavras-chave e como validar o seu nicho.

Dentro de um nicho existem os sub nichos. Os sub nichos ajudam a segmentar o seu público, definir a sua estratégia de comunicação e o seu posicionamento no mercado.

Por exemplo, o se você trabalha com o nicho “mercado de moda”, deve saber que ele é muito abrangente. Alguns sub nichos são moda feminina, moda masculina, moda infantil, moda plus size…

E dentro desses sub nichos existem outros nichos: moda gestante, moda praia, moda fitness, acessórios, achados fashion, grife…

Independente do seu nicho de mercado, definir os sub nichos te ajuda a traçar o perfil das pessoas que deseja impactar.

Essa definição vai fazer toda diferença entre se tornar uma autoridade no mercado e ganhar dinheiro, ou ser apenas mais um blog dentro de um universo virtual repleto de outros milhares de blogs semelhantes ao seu.

Uma dica especial: quem fala de tudo, acaba não falando sobre nada. Mantenha o foco!

Se esta com dificuldade de escolher o seu nicho de mercado e iniciar o seu negócio, isso aqui pode te ajudar.

Leia também: Manual completo para escolher o nicho e construir o seu projeto digital altamente lucrativo.

2 – Domínio e Hospedagem

domínio e hospedagem

Não dá para pensar em criar um blog profissional sem ter um domínio personalizado e sem hospedar o seu blog num servidor de qualidade. Resolvi trabalhar com domínio e hospedagem no mesmo tópico porque um é dependente do outro.

Você sabe o que é domínio e hospedagem? Domínio é o endereço do seu negócio no mundo digital. E a hospedagem é o “terreno” onde vai construir seu blog.

Um exemplo de domínio é: www.seudominio.com.br

A escolha do domínio certo é muito importante para o posicionamento do blog. Quando for registrar um domínio, utilize palavras-chave relacionadas ao seu nicho.

Essa é uma estratégia que vai gerar tráfego orgânico e resultados de forma gradativa, aliado a utilização de técnicas de SEO e a produção de conteúdo de qualidade.

Neste momento, você deve estar pensando: “Vera, domínio e hospedagem são pagos e eu não tenho dinheiro”!

Calma amiga! O valor de um domínio é muito baixo: hoje, o registro anual de um domínio custa, em média, R$ 30,00. Você consegue fazer esse investimento ao vender alguma coisa na OLX ou no Mercado Livre, por exemplo.

Existem inclusive empresas que realizam a hospedagem e não cobram o domínio!

Já a hospedagem é um pouco mais cara, mas nada de outro mundo. Basta você se planejar que consegue ter um domínio próprio e um espaço para desenvolver o seu negócio.

Contratando a hospedagem certa para o seu negócio digital

A hospedagem você contrata na mesma empresa onde compra o domínio e, dependendo da empresa, eles dão todo o suporte.

As empresas de hospedagem trabalham com planos mensais, trimestrais, semestrais e anual. Se não der para contratar o pacote anual, que sai mais em conta, você pode ir pagando mensalmente ou por trimestre, por exemplo, que sai baratinho.

Contratei o meu domínio e hospedagem na E-consulters. Não é a mais barata que vai encontrar, mas o valor é justo e bem acessível. Como sempre fiz tudo sozinha, o suporte que eles me dão é sensacional. Qualquer problema eles resolvem rapidamente. Recomendo!

p.s: Troquei minha hospedagem para Hostgator, por precisar de um plano mais potente e ser mais acessível, tive alguns problemas no início, mas o suporte resolveu tudo e não tive mais reclamações.

Para mais detalhes sobre a contratação e configuração de domínio e hospedagem (e instalação do wordpress), recomendo a leitura desse artigo com passo a passo simplificado.

Um blog com domínio próprio tem mais relevância para os mecanismos de busca e deixa-lo melhor posicionado nas pesquisas vai ajudar no crescimento do seu negócio. O investimento é válido e essencial para o sucesso!

3- Plataforma Profissional – WordPress

plataforma para blog

Muitas pessoas erram quando vão escolher a plataforma para criar o blog. A nossa proposta é criar um blog profissional, com foco em resultado – tráfego, captura e conversão.

Existem inúmeras plataformas gratuitas, como o Blogger e o WordPress, onde se cria rapidamente um blog, e a inserção de conteúdo é muito fácil. Essas plataformas são escolhidas pela grande maioria pela facilidade e por serem ferramentas gratuitas..

O grande problema é que essas plataformas grátis são limitadas em uma série de ferramentas e na instalação ou no uso de plug-ins que auxiliam no desenvolvimento do seu negócio.

Pode até ser fácil criar um blog nesses lugares – mas fácil é diferente de melhor. Para se destacar da maioria você precisa fazer o impossível, o fácil, todo mundo faz.

Gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor. – Walt Disney

Para um blog profissional, o ideal é utilizar uma plataforma otimizada para os mecanismos de busca.

O WordPress, por exemplo, oferece dois tipos de serviço:

Uma plataforma gratuita e com recursos pré-estabelecidos e que não podem ser modificados (wordpress.com);

Uma outra plataforma também gratuita (wordpress.org), mas que vai sendo montada e oferece uma infinidade de funcionalidades para otimização, utilizando plugins, e várias opções de templates com layouts personalizáveis e responsivos, tornando possível a visualização através de aparelhos mobiles.Porém, para utilizar a segunda opção, você precisa ter domínio e hospedagem, que vimos no tópico anterior.Veja aqui como instalar o wordpress na sua hospedagem.

4- Template e configuração do layout

ganhar dinheiro blog

Você sabe o que é template e layout?

O template é o visual do site, o que comumente chamam de tema.

Já o layout é a forma como o template estrutura número de colunas (que define onde vai o texto, onde vão as caixas de Facebook, Instagram ou do YouTube), posicionamento da barra de menus, formulário de contato etc.

Escolher o template e o layout do seu site é uma das etapas mais importante no processo. Um layout com navegabilidade ruim pode jogar ladeira abaixo todos os outros passos.

Então, atenção e foca aqui!

O blog precisa ter um layout, que é o visual do seu blog, bonito. Mais do que isso, ele precisa ser otimizado, responsivo e com fácil navegabilidade. Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o blog, precisa ter um tema otimizado para conversão.

A primeira dobra do blog (o que você visualiza na página inicial, sem a necessidade de mexer a barra de rolagem) é a parte mais importante.

Sabe aquela expressão “A primeira impressão é a que fica“? Pois é!

Quando você pensar no layout do seu blog, precisa ser persuasivo.

Os maiores empreendedores digitais usam temas pagos, os melhores são:

  • Épico;
  • Centive one ou Centive Avante (recomento muito ambos, melhor custo benefício);
  • Conversion WP (é o que estou usando atualmente).

Esses templates já vem todo configurado e otimizado para gerar ainda mais conversão e tráfego para o blog. Porém, você pode customizar e deixar ele totalmente personalizado.

Se você tiver condições, vale super a pena o investimento! O pagamento é único e o template pode ser utilizado em quantos blogs precisar (de acordo com o tema e pacote que adquirir).

Entendo que no início é complicado fazer tantos investimentos, você pode iniciar o seu blog com um layout gratuito, totalmente responsivo e otimizado – eu mesma usei no início esse tema gratuito.

A diferença é que o layout pago vem com mais funcionalidades, com plugins configurados.

Aqui no blog quando utilizava um modelo free, precisava configurar e instalar plugins manualmente. Me fazia perder muito tempo e era um risco quando não se tem tanto conhecimento, pode ocorrer algum erro de configuração e fazer perder partes importantes do conteúdo.

Graças a Deus, minha experiência de mais de 5 anos com blogs me ajudou muito no início.

Economizo muito tempo com o tema já otimizado. Sem dor de cabeça, de ficar horas desvendando códigos de configuração, para posicionar o layout do blog de forma correta.

Ah, e uma dica muito importante e que vale ter muita atenção: se optar por um tema gratuito, veja se é otimizado para mecanismo de busca e responsivo.

Leia esse artigo>> Pra dicas sobre temas gratuitos e como instalar no wordpress.

5 – Identidade Visual

logo blog Seja plena empreendaAgora que seu blog está configurado com o seu layout, é hora de personalizar.

O blog é o seu negócio e, como toda empresa, ele precisa de uma logomarca que o identifique no mercado.

Você pode contratar um profissional para criar a identidade visual em sites de prestação de serviço e produção de conteúdo freelancer (mais um assunto para outro post).

Se você tem um pequeno conhecimento no uso de programas como Photoshop ou Illustrator, pode pegar modelos gratuitos num site chamado FreePik.

Você também pode criar a sua logo grátis aqui!  Eu mesma fiz a do blog nesse site!

6- Lista de E-mail – Ferramenta poderosa de conversão

Quem está iniciando no marketing digital fica perdida nessa parte. Mas, tenho a solução perfeita – e o melhor, grátis!

Provavelmente, já ouviu alguém falar alguma dessas frases:

  • Precisa criar uma lista de e-mails;
  • Tem que gerar leads (contatos);
  • O dinheiro está na lista;
  • Não coloque todos os ovos na mesma cesta…

Criar uma lista de e-mail é fundamental para construção da sua audiência. Agora, você deve estar pensando: “Mas Vera, eu uso as redes sociais, tenho uma fan page com muitos seguidores e compartilho tudo lá…”

Que ótimo! Mas a fan page é só uma das formas de gerar tráfego. Para construir um público fiel, você precisa de uma lista de e-mails.

E imagina se o Facebook acaba, se ele perder relevância, se seu perfil for bloqueado ou mesmo excluído… Tudo pode acontecer!

Nenhuma rede social é de fato sua e não tem garantia nenhuma de que amanhã ela ainda vá existir.

Se o local onde estão todos os seus seguidores sumir, você terá que recomeçar do zero. E sabe o que isso significa: Perder tempo e dinheiro.

O blog é seu! Você comprou seu domínio, sua hospedagem, gastou muito tempo pensando e criando…

Lembra?

A lista de e-mails vai ser sempre sua! Mesmo que exclua um blog e resolva recomeçar outro do zero, é só enviar um e-mail para sua lista informando o novo endereço.

E mais uma coisa: nem todo mundo tem Facebook. Mas a maioria das pessoas tem e-mail, seja um endereço profissional ou pessoal. Por isso, a lista de contatos é tão valiosa!

É para o blog que você tem que gerar tráfego, capturar os e-mails através dele e se relacionar com a sua lista. O blog de sucesso consegue criar uma audiência qualificada e que se torna fiel, consumindo seu conteúdo e qualquer outro produto que você oferecer.

Entendeu agora o porquê da expressão “O dinheiro está na lista”?

Sim, Vera, entendi. E tudo isso aí eu já sabia. O problema que não tenho dinheiro para investir em uma plataforma de captura de e-mails. E aí?

Lembra que falei no início desse tópico que eu tenho uma solução perfeita e grátis?

e-goi é uma plataforma de captura de e-mails, em português e com uma infinidade de funcionalidades. Ela é super simples de usar e tem vários vídeos na plataforma ensinando a usar. E o melhor: é grátis!

Clique aqui e faça seu cadastro grátis no e-goi. A opção gratuita é para listas de até 5001 e-mails. Quando chegar a 5002, você vai precisar contratar outro plano.

O e-goi é ideal para quem está iniciando. E, com certeza, antes de chegar em 5001 e-mails, você vai estar lucrando com sua lista e não terá problema em pagar um plano!

Quer mais dicas sobre como construir uma lista de e-mails?? Então leia: >> 22 estratégias para criar uma lista de e-mails poderosa

7- E-mail Marketing – 80% Relacionamento e 20% Oferta

e-mail marketing

Pronto! Agora você tem uma lista de e-mails e precisa se relacionar com sua audiência. Como fazer isso?

Em primeiro lugar, nada de enviar spam, um e-mail atrás do outro. Um e-mail por semana é o suficiente.

Em segundo lugar, tenha paciência! Não cometa o erro de já enviar uma oferta para seu novo lead. As pessoas se cadastram na sua lista querendo receber conteúdo de qualidade e não promoções.

Não veja sua lista como um caixa eletrônico. Não se esqueça que esta se relacionando com pessoas. É muito importante oferecer conteúdo de qualidade e informativo. Uma boa proporção é: 80% conteúdo de valor e 20% conteúdo de venda.

Conteúdo é rei!  Essa é uma expressão que adoro!

O marketing de conteúdo está transformando a maneira de vender. O público está cada vez mais exigente. Através da qualidade do conteúdo que compartilha com sua audiência, você começa a criar sua autoridade no mercado.

A tendência é a pessoa pensar: “Ela me envia tanto conteúdo bom de graça, esse pago deve ser ainda melhor”. Bingo! Converteu a venda.

Assim como no blog, existem estratégias para escrever e-mail marketing. Copys persuasivas e gatilhos mentais são algumas delas.

Baixe grátis a sequência de 3 e-mails que já gerou milhares de vendas

O conteúdo de valor é parte fundamental na estratégia do novo marketing ou marketing de permissão, e você pode ler mais sobre isso neste artigo falando sobre o Inbound Marketing.

8- Bônus – Isca Digital para captura

e-book 20 ideias

O bônus digital pode ser qualquer coisa que você ofereça em escala, de forma digital e gratuita, em troca do e-mail da pessoa, através de um box de captura.

Um mini e-book, um treinamento em vídeo, planilhas, fluxograma, plugin, acesso grátis por tempo determinado em uma ferramenta…

O importante é que o bônus oferecido, esteja relacionado diretamente com o seu nicho de mercado e com o seu produto principal.

Você vai disponibilizar, gratuitamente, o bônus digital, em troca do e-mail da pessoa. Captura o contato para sua lista, envia o bônus e depois é só trabalhar o marketing de relacionamento. Como vimos no tópico anterior.

Exemplo:

Aqui no topo do blog, tem um box de captura, onde disponibilizo o curso Home- Office grátis, para quem deseja aprender a trabalhar em casa de forma honesta, usando seus conhecimentos e habilidades. Pois o propósito do blog, é ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e ter mais qualidade de vida.

O curso é a minha isca para gerar interesse em quem acessa o blog, em deixar o e-mail de contato para que eu possa manter contato, enviando mais conteúdo de qualidade, material exclusivo e, eventualmente, alguma oferta que possa ajudar no desenvolvimento da sua carreira.

9- A escolha do Produto – Rentabilizando o Blog

loja virtual

Depois de seguir todos esses passos, a estrutura básica do seu negócio está pronta!

E, preciso te confessar uma coisa, se tivesse conhecido essa forma de ganhar dinheiro com blog, desde que criei meu primeiro blog no início dos anos 2000, hoje meu nome estaria na lista dos 100 milionários. Certeza!

Agora, chegamos na parte que todo mundo almeja: ganhar dinheiro com o blog.

Para rentabilizar o blog é necessário ter um produto ou serviço que irá oferecer para o seu público.

O infoproduto pode ser qualquer coisa que possa empacotar e enviar no formato digital:

  • prestação de serviço;
  • consultoria;
  • palestra online ou presencial;
  • infoprodutos como planilhas;
  • e-book;
  • podcasts;
  • vídeo aulas;
  • webnários

São inúmeras opções, basta você usar a sua criatividade!Pode se posicionar de duas formas: produtor ou afiliado.Como produtor você precisa desenvolver um infoproduto próprio, que  pode ser produzido por você ou por algum freelancer contratado.

Mas para quem está iniciando ser afiliado de produtos de terceiros, onde você recebe comissão por gerar venda, é uma excelente opção e com zero investimento.

Principais plataformas de afiliados

Hotmart é a maior plataforma de afiliados e infoprodutores. Além dela tem a Monetizze e a Eduzz.

Você pode acessar o site dessas plataformas, fazer seu cadastro gratuito e pesquisar entre os produtos disponíveis um que esteja relacionado com seu nicho e seu público alvo.

É importante analisar a página de venda do produtor, se é uma página boa, se tem conteúdo relevante, se ele faz a captura para o funil de venda, se passa credibilidade e confiança.

Afinal, você vai divulgar para outras pessoas, então precisa analisar se a página desperta o interesse e confiança do seu potencial cliente.

Deixe um comentário se quiser saber mais sobre como escolher o produto ideal e como utilizar as páginas alternativas e dinâmicas para divulgar o produto.

10- Conteúdo de qualidade – Gerando valor 

Mesmo citando anteriormente a importância do conteúdo em tópicos anteriores, não custa reforçar, não é mesmo?

Quando for desenvolver o conteúdo para o seu blog, entregue o que tiver mais qualidade e valor, o que desperta o desejo no leitor de receber mais do que você tem para compartilhar.

A grande dica aqui é: ofereça muito conteúdo grátis de qualidade antes de oferecer algum produto.  Esses conteúdos podem ser artigos no blog ou um dos formatos que vimos no tópico dos bônus.

Grave bem isso, leve essa ideia como um mantra para a sua vida como empreendedora digital: é através do conteúdo que você vai construir autoridade com sua audiência.

11- Geração de tráfego orgânico

tráfego orgânico

Agora o último tópico, mas não menos importante. Afinal, do que adianta tudo isso se não tiver ninguém para consumir o seu conteúdo?

Você precisa atrair o público para o blog para que eles conheçam o seu trabalho, consumam seu conteúdo, assinem a sua lista de e-mails, comprem o seu produto…

Existem muitas formas de gerar tráfego. A compra de anúncio para divulgar seu blog é uma.

Vou mostrar aqui algumas maneiras de criar audiência com tráfego orgânico, isto é, que vem naturalmente e não de forma paga.

É bem possível que o seu público esteja nas redes sociais. Mas é importante analisar em qual rede social ele se concentra, onde ele busca informações, qual a forma que consomem conteúdo e como se relacionam.

Aqui, é muito importante que você faça uma análise estratégica do público e da concorrência. Trate seu blog como negócio!

Dependendo do seu nicho – nosso primeiro tópico, lembra?, você vai definir em quais redes sociais é melhor investir.

Principais redes sociais para tráfego orgânico:

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Google Plus
  • Snapchat
  • Twitter
  • Podcast
  • Slideshare

Nas redes sociais, divulgue o seu conteúdo, atraia o público para o blog, ofereça a isca digital, capture o e-mail e mantenha o relacionamento com sua lista.

Sempre com uma chamada para ação [call to action] convidado a pessoa a visitar o seu blog, assinar sua lista…

Essa é a hora de usar todas as armas que criamos até aqui.

Hoje, o YouTube é uma excelente fonte de geração de tráfego orgânico, além de ser uma poderosa ferramenta de conversão (venda). Uma mina de ouro com praticamente zero de investimento.

Para aprender a gravar vídeos incríveis e com qualidade profissional, usando apenas seu smartphone, eu recomendo que você clique aqui.

E faça o download grátis do “plano de 30 dias para ter um super canal no youtube”.

Agora, vou te pedir um favor: se esse artigo te ajudou, compartilhe nas suas redes sociais e deixa um comentário aí embaixo!

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Até a próxima!

COMO CRIAR UM BLOG DE SUCESSO SUPER RENTÁVEL EM 11 PASSOS SIMPLES
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Vera Paiva

Apaixonada por empreendedorismo e pelo mundo digital. Acredita no empoderamento feminino, na transformação e criação de uma vida plena, através da construção de um negócio com propósito.

Website: http://www.sejaplenaempreenda.com.br

2 Comentários

  1. Flavia Farias

    Uauuu, amei texto leve e esclarecedor….

    • Que ótimo! Fico feliz que tenha ajudado.
      Acompanha o blog, cadastre seu e-mail na nossa lista pq teremos muito mais dicas e boas ideias
      beijo
      Vera

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