COMO CRIAR UM BLOG PROFISSIONAL NO WORDPRESS – PASSO A PASSO

Criar um blog WordPress é uma tarefa relativamente simples, mas o que acontece, é que a grande maioria das pessoas criam um certo bloqueio referente a tecnologia, e parece que tudo que vem dela, é extremamente complexo de se executar.

Mas eu vou mostrar que criar um blog em WordPress pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina.

Veja também: Como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro – em 11 passos simples

O Que Preciso Para Começar Um Blog Profissional em WordPress?

seo

  • Atenção ao que eu vou falar aqui
  • Um pequeno investimento
  • Dedicação
  • Bom gosto na escolha do domínio e template

Então vamos lá, vou te mostrar o quão simples é criar um blog do zero.

Leia também: Manual completo para escolher o nicho e construir o seu projeto digital altamente lucrativo.

Escolhendo e Comprando o Domínio (Endereço do site)

blogueiraO Domínio (ou endereço do site) é o nome que o seu site terá, por exemplo:

  • www.nomedoseusite.com.br

É importante que você tenha alguns critérios antes de escolher o nome do seu site, como:

  • Não exagere no tamanho do nome do seu site, quanto maior, mais difícil será do usuário memorizar;
  • Pense em um nome pequeno, que defina o seu negócio e seja fácil de lembrar. Os melhores nomes são aqueles que ficam na cabeça do seu público;
  • O Google também analisa o nome do seu site para posicionamento na busca, então tente colocar o assunto principal no nome.

Depois de escolhido, você precisa verificar se esse domínio está disponível. E existem vários sites que você pode utilizar para registrar o seu domínio, vou passar os 2 principais:

  • Registro.br: A Registro.br é a principal empresa de registro de domínio do Brasil, porém, apenas domínios que terminam com “.com.br” podem ser registrados.
  • UOL Host: Além de possuir o “.com.br”, na UOL Host também pode-se contratar o “.com” e diversos outros sufixos.

No momento em que você for contratar o domínio, será informado se está disponível ou não. Caso o domínio esteja (infelizmente) indisponível, você pode tentar comprar o “.com”. Ou tentar escolher outro nome.

Para ter nome da sua empresa protegido recomendo comprar sempre os domínios “.com.br” e o “.com”. Para impedir que outra pessoa use o mesmo nome, registrando o domínio “.com.br” ou “.com”. Assim, a pessoa digitando o endereço das duas formas, será encaminhada para o seu site.

Após contratado, você poderá gerenciar o seu domínio através do painel da Registro.BR ou, UOL Host.

Contratando o Servidor

Domínio contratado, agora você precisa de um servidor para hospedar o seu blog profissional em wordpress.

Sim, você precisa de ambos!

Para explicar de forma didática, podemos dizer que o domínio é o endereço da sua casa (blog), e a hospedagem o terreno onde ela será construída. A hospedagem que será responsável por armazenar todos os arquivos do blog e manter o conteúdo online.

Existem diversas empresas de hospedagem no mercado, mas eu vou te recomendar a Hostgator, que possui um ótimo serviço e um preço muito acessível.

Você pode contratar o Plano M, que tem um custo mensal de R$ 26,99. Como você está iniciando o seu blog, não terá muitos acessos que exigem dos recursos do servidor, e com toda certeza, esse plano é o ideal para o seu caso.

Após contratar o plano da sua escolha, você receberá em seu e-mail todos as informações do seu website. Acesso ao painel de gerenciamento (cPanel), dados FTP, informações de DNS, etc.

Nesse ponto você precisa apontar o domínio que registrou para o servidor que contratou. Caso você tenha registrado o domínio na Registro.BR, pode seguir esse procedimento para apontar seu domínio.

Mas se caso você registrou na UOL Host, siga esse tutorial.

Veja também: Outros passos importantes para construção do seu blog

Criar um blog: instalando o WordPress

Apesar de já ter trabalhado com blogs, essa era uma parte que sempre contratava alguém pra fazer.

Mas consegui aprender fazer tudo sozinha na aula do Alex Vargas.

O que é essencial para diminuir custos e poder administrar melhor meu negócio.

Depois de contratado e configurado o seu domínio no novo servidor, você precisa agora partir para a instalação do WordPress.

Para isso, você precisa acessar o seu cPanel (que você recebeu os dados em seu e-mail), e lá você vai encontrar diversas funcionalidades.

A funcionalidade que você precisa encontrar é a “QuickInstall”.

Após clicar lá, selecione o local onde o site será instalado. Configure o título do blog, nome de usuário.

Após preenchido, basta você clicar em “Instalar agora” e pronto, o WordPress será instalado e configurado no seu servidor.

Após configurado, você terá os dados de acesso ao painel do seu blog e já poderá configurar o tema.

Escolhendo o Tema

Você pode optar por escolher algum tema pronto (gratuito ou pago), ou então produzir um tema completamente do zero.

Acho a segunda opção menos interessante para quem está iniciando, afinal, custará mais tempo e dinheiro para o desenvolvimento.

Então você pode pesquisar por temas no próprio WordPress, acessando o menu lateral em: Aparência -> Temas e na página que abrir, clicar em “adicionar novo”. Lá existem diversos temas que você pode analisar e utilizar em seu blog.

como instalar tema wordpress

Porém , os temas gratuitos do WordPress possuem suas limitações, não são otimizados para SEO (para mecanismo de buscas – como o google) e não são responsivos (não é acessível por mobile) então, eu recomendo o site Colorlib, que tem diversos temas gratuitos para wordpress.

Para instalar o tema, você deve escolher o tema de sua preferência no site colorlib, fazer o download do arquivo .zip e depois clicar em Aparência > Tema > Adicionar novo > Fazer o upload do tema.

criar um blog

Para personalizá-lo (Logo, cores, nome, etc), basta clicar em Aparência -> Personalizar.

As opções de configurações e personalização, vão depender do tema escolhido. Mas costuma ser bem simples e intuitivo.

Se você não tem muito conhecimento, não recomendo alterar CSS e os códigos HTML.

Agora, se você quer algo ainda mais simples de configurar, profissional, 100% personalizável, além de suporte e tutorial em vídeo ensinando o passo a passo, recomendo o tema Centive.

  • Centive One: Indicado para sites de projetos de afiliados, pra ver clique aqui!
  • Centive Avante: para sites de empreendedores e produtos em geral, pra ver clique aqui!Ambos são otimizados para SEO, responsivos, otimizados para conversão e captura de e-mails, além de diversos outros benefícios como plugins e landing page (Centive).

    Conteúdo do Blog

Agora que seu WordPress está instalado e configurado, basta começar a publicar os seus artigos no blog.

Para isso basta você ir em Posts -> Adicionar Novo. Não tem muito segredo nesse ponto, basta você inserir o título do artigo, escrevê-lo e publicá-lo.

Percebeu?

Não tem muito segredo, basta você seguir esse passo-a-passo simples e pronto, seu Blog Profissional em WordPress estará instalado e configurado a partir do zero.

Se ainda ficou alguma dúvida clica aqui para assistir uma vídeo aula gratuita com um especialista em criar negócio online.

Mas diz aí, o que achou do artigo? Consegui te ajudar??

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Ficarei feliz em responder 🙂

Até a próxima!

[ratings]

COMO CRIAR UM BLOG PROFISSIONAL NO WORDPRESS – PASSO A PASSO
5 de 1 vote

Já imaginou ter o seu próprio negócio, trabalhando em casa?

Vera Paiva

Apaixonada por empreendedorismo e pelo mundo digital. Acredita no empoderamento feminino, na transformação e criação de uma vida plena, através da construção de um negócio com propósito.

Website: http://www.sejaplenaempreenda.com.br

2 Comentários

    • Você precisa registar e comprar os dois domínios http://www.seusite.com e http://www.seusite.com.br (esse você compra na registro.br, como indicado no post)
      Depois, você vai escolher o domínio principal, se o .com ou o .com.br, e o outro vc vai “estacionar”, direcionando para o principal. Pode pedir para a empresa onde contratou a hospedagem, que eles dão suporte e fazem isso pra vc.

      Cada domínio vc vai pagar o valor correspondente, e tem validade de um ano, depois tem que renovar. E a hospedagem, dependendo do plano contratado, você pode hospedar domínios ilimitados.

      Espero ter ajudado!

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante